Uso do Excel para Balanced Scorecard e BI

O Excel é uma forma excelente e de baixo custo para provar a necessidade e o valor de um Balanced Scorecard ou Business Intelligence.

É bom senso do gerenciamento querer ver um sistema em funcionamento para testar os conceitos, antes de fazer colocar no orçamento do ano o desenvolvimento e centenas de milhares de reais que todo um sistema de Business Intelligence pode custar.

Vantagens de usar o Excel para painéis operacionais:

  • Os negócios mudam rapidamente: É necessária rapidez na análise. Muitas vezes a equipe de TI não tem condições de prestar o atendimento na hora desejada.
  • Os usuários conhecem suas próprias suposições e regras: No Excel, os usuários podem modificar variáveis e fórmulas rapidamente, conforme o ambiente se modifica.
  • São necessárias soluções de baixo custo: Algumas situações requerem soluções simples, de baixo custo, que nunca resistiriam ao rigor e aos recursos requeridos por um sustema que passou por todo o processo de TI.
  • Os usuários conhecem o Excel: Muitos usuários não tem tempo para aprender um novo sistema de Business Intelligence, quando já conhecem o Excel.
  • Os usuários tem soluções existentes em Excel: A implementação de um sistema de Business Intelligence também forçaria os usuários a recriarem todas as suas ferramentas existentes e as soluções utilizadas para gerenciais crises diárias. Sem essas ferramentas existentes, eles andariam ainda mais para trás.

Fonte: texto adaptado de Person, Ron; Balanced Scorecard & Painéis Operacionais com Microsoft Excel; ed. 2010; pág. 153.

 

 

13 Responses to “Uso do Excel para Balanced Scorecard e BI”

  1. Wow, apr᧐vado! gostei muito!

Trackbacks

Deixe um comentário