Usando o Excel para acompanhar as Olimpíadas

Nessa semana começa o grandioso espetáculo esportivo que aguardamos por quatro anos. Além que ser um excelente entretenimento é também uma fonte valiosa de percepção da superação de limites, da vitória, da estratégia.

Sempre queremos estar informados como anda a performance da nossa delegação olímpica e para isso acessamos os sites que mais gostamos afim de acompanharmos o quadro de medalhas.

Porém esse acompanhamento pode ser facilmente acompanhado com a utilização do Excel.

Ele possui um recurso de importação de dados externos que possibilita estarmos conectados a sites esportivos que fazem a atualização do quadro de medalhas.

Para isso, basta selecionarmos o menu Dados >> Importação da Web.

Em seguida informamos qual o site que possui o quadro de medalhas sendo atualizado. Abrirá na tela abaixo o próprio site com alguns ícones amarelos que permitem uma seleção e – consequentemente – a seleção daquela parte específica do site para importarmos ao Excel.

Nem sempre o que é retornado ao Excel fica da uma forma organizada e colunada. Para isso dependemos das fórmulas avançadas que o Excel possui como SOMASE, PROCV, MATRIZES ou de Tabelas Dinâmicas.

Vejam um passo a passo criado como base no quadro de medalhas das olimíadas de 2008 para poderem aplicar ao quadro dessa ano, quando estiver liberado:

1) Acessar a página que contém o quadro de medalhas:

2) Após clicar em importar definir local de destino no Excel:

3) Como os dados serão retornados de forma bagunçada, é necessário selecionar todas as colunas e formatar seu tamanho:

4) Outro passo é ocular as linhas que não possuem as informação que queremos pois o quadro de medalhas inicia a partir da linha 216. O que estiver acima disso é irrelevante. Porém não adianta deletar o conteúdo pois ele irá retornar cada vez que atualizarmos a planilha:

5) Em seguida congelamos a linha que contém o cabeçalho das colunas:

6) A planilha está basicamente pronta para o uso. Agora é só clicarmos em atualizar que nossa planilha receberá a atualização direto do site informado:

O que vem em seguida é o uso da criatividade e utilização de recursos básicos do Excel para formatarmos nossa tabela.

Vale ressaltar que o site escolhido aqui nesse post como modelo poderá não se aplicar para as Olimíadas desse ano. Mas cabe uma pesquisa em outros sites para vermos o que melhor se integra a nossa planilha.

Esse exemplo serviu para vermos como trabalhar com um recurso poderoso do Excel. Partindo para o âmbito corporativo podemos fazer pesquisas de indicadores financeiros, conteúdos RSS, entre outros.

Boa diversão a todos e vamos na torcida pelo Brasil!

Sucesso!

Deixe um comentário